top of page

Dicas de filmes com abordagem da questão Étnico-Racial


Final de semana chegou e não tem nada melhor do que ver um filme, com uma panela enorme de brigadeiro e pipoca.

Então nós resolvemos fazer uma lista de filmes que falam da questão do negro na sociedade, que mostra a sua luta e resistência diariamente.


Vênus Negra

Esse filme é baseado em uma história real, retrata a história da sul-africana Saartjie Baartman, ambientada na Europa do século XIX. Saartjie foi levada à Europa com a finalidade de se apresentar em espetáculos circenses como uma selvagem que fora capturada na Cidade do Cabo.

Selma: Uma luta pela igualdade

É uma cinebiografia que conta a história do ativista político Martin Luther King que em 1965 liderou a famosa Marcha pelos Direitos Civis, entre as cidades de Selma e Montgomery, no Alabama. O movimento tornou-se um dos mais importantes dos Estados Unidos, garantindo o direito ao voto para os negros.


A Cor Púrpura

Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie, uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a "Mister", que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery, uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie, missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia esposa de Harpo. filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.


Beats of Nation

Em uma cidade africana, Agu é uma criança, que atingida pela guerra, é transformada em soldado. Após a morte de seu pai por militantes, ele é obrigado a abandonar sua família para lutar na guerra civil da África do Sul, instruído por um grande comandante que o ensinará os caminhos de um conflito.

12 anos de escravidão

Solomon Northup é um homem que foi escravizado e que conseguiu sua liberdade, que vivia em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford e Edwin Epps, que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.


Quanto vale ou é por quilo?

É um filme baseado em um conto de Machado de Assis que propõe uma reflexão sobre a sociedade brasileira escravocrata do século XVIII e a contemporânea (solidariedade de fachada).

Em diversos momentos, o filme retrata que a escravidão, os capitães do mato eram atores de uma história escrita no passado. Mas, em outros, que tais “personagens” ainda escrevem a história do nosso cotidiano.

No período escravocrata, homens que eram escravizados foram fonte de lucro e uma moeda corrente paralela aos contos de réis. A exploração humana era fonte de status e riqueza. O filme mostra, dentro dessa perspectiva, que o trabalho e o lucro de muitas ONGs se baseiam no mesmo princípio: exploração da miséria humana.

O lado de cima da cabeça

É um documentário que tem como intuito rever conceitos pré-estabelecidos pela sociedade acerca da estética capilar negra.


Histórias cruzadas

Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.



SIGA
  • Facebook Social Icon
bottom of page